
Anúncios
1
Моtіvо (Сесílіа Меіrеlеѕ ) Еu саntо роrquе о іnѕtаntе ехіѕtе е а mіnhа vіdа еѕtá соmрlеtа. Nãо ѕоu аlеgrе nеm ѕоu trіѕtе: ѕоu роеtа. Іrmãо dаѕ соіѕаѕ fugіdіаѕ, nãо ѕіntо gоzо nеm tоrmеntо. Аtrаvеѕѕо nоіtеѕ е dіаѕ nо vеntо. Ѕе dеѕmоrоnо оu ѕе еdіfісо, ѕе реrmаnеçо оu mе dеѕfаçо, — nãо ѕеі, nãо ѕеі. Nãо ѕеі ѕе fісо оu раѕѕо. Ѕеі quе саntо. Е а саnçãо é tudо. Теm ѕаnguе еtеrnо а аѕа rіtmаdа. Е um dіа ѕеі quе еѕtаrеі mudо: — mаіѕ nаdа. Теm соmо оbјеtіvо а funçãо:
Fática.
Conativa.
Poética.
Emotiva.
Metalinguística.
2
"Раrа fаzеr um роеmа dаdаíѕtа Тrіѕtаn Тzаrа Реguе um јоrnаl Реguе а tеѕоurа. Еѕсоlhа nо јоrnаl um аrtіgо dо tаmаnhо quе vосê dеѕеја dаr а ѕеu роеmа. Rесоrtе о аrtіgо. Rесоrtе еm ѕеguіdа соm аtеnçãо аlgumаѕ раlаvrаѕ quе fоrmаm еѕѕе аrtіgо е mеtаѕ num ѕасо. Аgіtе ѕuаvеmеntе. Тіrе еm ѕеguіdа саdа реdаçо um арóѕ о оutrо. Соріе соnѕсіеnсіоѕаmеntе nа оrdеm еm quе еlаѕ ѕãо tіrаdаѕ dо ѕасо. О роеmа ѕе раrесеrá соm vосê. Е еі-lо um еѕсrіtоr іnfіnіtаmеntе оrіgіnаl е dе umа ѕеnѕіbіlіdаdе grасіоѕа, аіndа quе іnсоmрrееndіdо dо рúblісо." Еѕѕа funçãо rеfеrе-ѕе à:
Metalinguística.
Fática.
Emotiva.
Referencial.
Poética.
3
Sоbrе umа dаѕ funçõеѕ dе lіnguаgеm роdеmоѕ аfіrmаr quе:" О оbјеtіvо dеѕѕа funçãо é еѕtаbеlесеr umа rеlаçãо соm о еmіѕѕоr, um соntаtо раrа vеrіfісаr ѕе а mеnѕаgеm еѕtá ѕеndо trаnѕmіtіdа оu раrа dіlаtаr а соnvеrѕа". Еѕtа dеfіnіçãо еѕtá rерrеѕеntаdа nа ѕеguіntе аltеrnаtіvа:
Metalinguística.
Conativa.
Fática.
Referencial.
4
Qual figura de linguagem está presente na frase "A vida é uma caixa de chocolates"?
Metáfora.
Prosopopeia.
Hipérbole.
Comparação.
Aliteração.
5
Identifique a figura de linguagem presente nos seguintes versos do poeta Olavo Bilac: “Residem juntamente no teu peito Um demônio que ruge e um deus que chora.”
Antítese.
Eufemismo.
Personificação.
Hipérbole.
Metonímia.
6
Indique a expressão em que não ocorre pleonasmo.
liberdade escrava.
entrar para dentro.
encarar de frente.
fatos reais.
certeza absoluta.
7
Qual a figura de linguagem usada na alternativa correta identificada no exercício anterior?
Paradoxo.
Eufemismo.
Metonímia.
Comparação.
8
A alternativa que contém o conceito correto de Metonímia é:
Exagero intencional na descrição de algo para enfatizar uma ideia.
Atribuição de características humanas a seres inanimados ou abstratos.
Contraposição de ideias ou palavras em uma mesma frase para criar contraste.
Substituição de um termo por outro com base em uma relação de proximidade ou associação entre eles.
Comparação explícita entre dois elementos diferentes, usando palavras como "como" ou "tal qual".
9
Marque a alternativa com a figura de linguagem usada no trecho destacado dos versos abaixo: “Lá vem o vaqueiro, pelos atalhos, tangendo as reses para os currais... blém... blém... blém... cantam os chocalhos dos tristes bodes patriarcais.” (Ascenso Ferreira)
Aliteração.
Onomatopeia.
Metáfora.
Prosopopeia.
Eufemismo.
10
“As preposições são palavras _____ que _____ dois termos de uma oração numa relação de _____.” A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:
variáveis; separam; coordenação.
variáveis; separam; subordinação.
variáveis; conectam; subordinação.
invariáveis; conectam; subordinação.
invariáveis; separam; coordenação.
11
Todas as orações abaixo apresentam uma preposição de modo, EXCETO:
Os estudantes estavam em fila.
Cortou a carne com uma faca afiada.
Estava estudando com muita atenção.
O representante de sala foi eleito por votação.
Trato os clientes com educação.
12
As preposições podem apresentar diferentes valores semânticos, ou seja, elas são utilizadas para indicar relações de sentido nas orações. A alternativa abaixo que NÃO corresponde a explicação entre parênteses é:
Ficaremos em casa esse final de semana. (preposição de lugar)
Ana Paula se arrumou para o encontro. (preposição de finalidade)
Estou doente desde domingo. (preposição de tempo)
Escrevemos o texto em inglês. (preposição de modo)
A próxima paragem fica a 5 km daqui. (preposição de instrumento)
13
I. Ele é especialista _____ comunicação e marketing. II. Comprei a passagem de ônibus _____ 20 reais. III. Estamos _____ 5 km de Manaus. As preposições que preenchem corretamente as lacunas são:
em, por, a
de, a, em
em, a, desde
a, desde, há
de, por, há
14
Algumas preposições sofrem contração ou combinações com algumas palavras variáveis. A respeito disso, assinale a alternativa correta:
aonde (a + onde) - tipo de contração
aos (a + os) - tipo de contração
deste (de + este) - tipo de combinação
nisso (em + isso) - tipo de contração
a + a = à - tipo de combinação
15
Das alternativas abaixo, a preposição que indica uma relação de causa é:
Ouvimos a notícia pelo rádio.
O professor pediu para fazer o teste a caneta.
Nessa aula falaremos sobre a questão ambiental.
Estive com meus pais o final de semana.
Muitas pessoas morreram de fome.
16
No trecho: “(O Rio) não se industrializou, deixou explodir a questão social, fermentada por mais de dois milhões de favelados, e inchou, à exaustão, uma máquina administrativa que não funciona...”, a preposição a (que está contraída com o artigo a) traduz uma relação de:
causa
instrumento
distância
fim
modo
17
Miss Universo: "As pessoas racistas devem procurar ajuda" SÃO PAULO - Leila Lopes, de 25 anos, não é a primeira negra a receber a faixa de Miss Universo. A primazia coube a Janelle "Penny" Commissiong, de Trinidad e Tobago, vencedora do concurso em 1977. Depois dela vieram Chelsi Smith, dos Estados Unidos, em 1995; Wendy Fitzwilliam, também de Trindad e Tobago, em 1998, e Mpule Kwelagobe, de Botswana, em 1999. Em 1986, a gaúcha Deise Nunes, que foi a primeira negra a se eleger Miss Brasil, ficou em sexto lugar na classificação geral. Ainda assim a estupidez humana faz com que, vez ou outra, surjam manifestações preconceituosas como a de um site brasileiro que, às vésperas da competição, e se valendo do anonimato de quem o criou, emitiu opiniões do tipo "Como alguém consegue achar uma preta bonita?" Após receber o título, a mulher mais linda do mundo - que tem o português como língua materna e também fala fluentemente o inglês - disse o que pensa de atitudes como essa e também sobre como sua conquista pode ajudar os necessitados de Angola e de outros países. COSTA, D. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 10 set 2011 (adaptado) O uso da expressão “ainda assim” presente nesse texto tem como finalidade
questionar a validade das ideias apresentadas anteriormente.
criticar o teor das informações fatuais até ali veiculadas.
enfatizar o contrassenso entre o que é dito antes e o que vem em seguida.
comprovar a veracidade das informações expressas anteriormente.
introduzir argumentos que reforçam o que foi dito anteriormente.
18
Os filhos de Anna eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas
assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso.
contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão do leitor.
expressa o mesmo conteúdo nas duas situações em que aparece no texto.
quebra a fluidez do texto e prejudica a compreensão, se usado no início da frase.
ocupa posição fixa, sendo inadequado seu uso na abertura da frase.
19
Não gostava muito de novelas policiais; admirava, porém, a técnica de seus autores. Comece com: Admirava a técnica...
conquanto.
pois.
assim.
visto como.
enquanto.
20
O senso comum é que só os seres humanos são capazes de rir. Isso não é verdade? Não. O riso básico — o da brincadeira, da diversão, da expressão física do riso, do movimento da face e da vocalização — nós compartilhamos com diversos animais. Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas — que nós não somos capazes de perceber — e que eles emitem quando estão brincando de “rolar no chão”. Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia dos animais é que não temos apenas esse mecanismo básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada. Disponível em: http://globonews.globo.com. Acesso em: 31 maio 2012 (adaptado). A coesão textual é responsável por estabelecer relações entre as partes do texto. Analisando o trecho “Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro”, verifica-se que ele estabelece com a oração seguinte uma relação de
finalidade, porque os danos causados ao cérebro têm por finalidade provocar a falta de vocalização dos ratos.
condição, pois é preciso que se tenha lesão específica no cérebro para que não haja vocalização dos ratos.
consequência, uma vez que o motivo de não haver mais vocalização dos ratos é o dano causado no cérebro.
proporção, já que à medida que se lesiona o cérebro não é mais possível que haja vocalização dos ratos.
oposição, visto que o dano causado em um local específico no cérebro é contrário à vocalização dos ratos.