1

(Enem 2015) O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras. LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S. Paulo, 7 maio 2011 (adaptado). A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da

superação da condição de pobreza.
remoção de populações nativas.
implantação de modernos projetos agroindustriais.
expansão da fronteira agrícola.
valorização de identidades coletivas.
2

Enem 2010) Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa choque. Anotei a posição e data: Latitude 49º49′ N, Longitude 23º49′ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota. KLINK, A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado). No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é

A informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
A forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.
A latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.
O registro de que os paralelos são verticais e o convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.
A relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.
3

Questão (Enem 2011) Os mapas árabes ainda desenhavam o sul em cima e o norte embaixo, mas no século XIII a Europa já havia restabelecido a ordem natural do universo. O norte estava em cima e o sul embaixo. O mundo era um corpo, ao norte estava o rosto, limpo, que olhava o céu. Ao sul estavam as partes baixas, sujas, onde iam parar as imundícies e os seres escuros que eram a imagem invertida dos luminosos habitantes do norte. GALEANO, E. Espelhos: Sul. Porto Alegre: L &PM, 2008 (adaptado). A confecção de um mapa pode significar uma leitura ideológica do espaço. Assim, a Projeção de Mercator, muito utilizada para a visualização dos continentes, caracteriza-se por

conservar as formas, mas distorcer as superfícies das massas continentais. Seus paralelos e meridianos formam ângulos retos.
apresentar um hemisfério terrestre envolvido por um cone. As deformações aumentam na direção da base do cone.
partir de um plano tangente sobre a esfera terrestre. Seus paralelos e meridianos são projetados a partir do centro do plano.
alterar a forma dos continentes, preservando a área. Seus paralelos e meridianos formam ângulos retos.
representar as formas e as superfícies dos continentes proporcionais à realidade. As linhas de meridianos acompanham a curvatura da terra.
4

Um estudante analisa um mapa-múndi e observa que a representação da Rússia é maior que a da Austrália. Qual a razão dessa diferença de tamanho na projeção, considerando a distância entre os polos?

O tamanho depende da população e não da área geográfica dos países representados.
O mapa é uma projeção conforme que mantém as mesmas proporções de área entre todos os países.
A Rússia está mais próxima do Equador em relação à Austrália.
A escala do mapa é a mesma para todos os países, não importa onde estejam localizados.
A projeção de Mercator distorce a superfície terrestre nos polos, aumentando sua área visível.
5

Considerando um mapa temático que representa a distribuição populacional do Brasil, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação correta desse tipo de mapa.

Esse tipo de mapa é utilizado somente para mostrar a população de grandes cidades.
O mapa apresenta apenas as capitais estaduais e suas populações
O mapa ilustra as diferentes concentrações de população nas regiões do Brasil, evidenciando áreas mais densas.
Ele mostra apenas as áreas rurais do Brasil e os seus números populacionais.
Mapas temáticos apresentam sempre informações semelhantes e não variam em formato.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.