
Cultivos Orgânicos e Agroecológicos
São 5 perguntas simples e fácil de responder de acordo com a a apresentação feita.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Em qual década foram comercializados os orgânicos?
Década de 80
Década de 90
Década de 70
2
O que é um cultivo orgânico?
Tecnologias vinculadas ao modelo convencional de agricultura, com base no uso de agroquímicos, impulsionam fortemente a produção de hortaliças, mas apresentam problemas quanto à sanidade dos produtos, à qualidade de vida dos produtores e à conservação da biodiversidade.
É uma técnica de produção de alimentos que busca manter e/ou aumentar os teores de matéria orgânica no solo para só depois plantá-lo.
É base de conhecimento da agroecologia se constitui mediante a sistematização e consolidação de saberes e práticas, convertendo os conhecimentos empíricos tradicionais em conhecimentos com bases e metodologias científicas, visando a sociodiversidade e a agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa.
3
O que é cultivo orgânico ou agricultura orgânica?
A atividade de produção orgânica se baseia em normas técnicas bastante rigorosas para preservar a integridade e qualidade dos alimentos.
Para ser considerado orgânico, os alimentos devem ser cultivados em ambiente que considere a sustentabilidade ambiental, econômica e social, além de valorizar o produtor rural.
O cultivo orgânico de alimentos é entendido como a forma de produção que não faz uso de produtos químicos, como adubos, defensivos, promotores de crescimento, entre outros.
4
O que é um alimento orgânico?
Plantas consideradas daninhas para muitas lavouras são usadas na agricultura orgânica por atraírem para si as pragas e enriquecerem o solo, fortalecendo as plantações e evitando doenças.
A produção orgânica vai além da não utilização de agrotóxicos. O cultivo deve respeitar aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, garantindo um sistema agropecuário sustentável.
Para ser considerado orgânico, o produto deve ser cultivado em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção
5
O que é agroecologia?
É um conceito que foi desenvolvido pelo pesquisador Howard, em 1934. Em 1950, entretanto, o termo "agroecologia" foi apropriado pelo pesquisador Lysenko e passou a ser utilizado em cursos de agronomia até 1964, quando, então, com o acordo MEC-Usaid, passou a ser abolido do ensino.
É uma forma de agricultura sustentável que retoma as concepções agronômicas anteriores à chamada Revolução Verde. São chamadas de agroecologia as práticas de agricultura que incorporam as questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais e éticas.
É uma forma de conhecimento que pretende superar os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pela prática da monocultura, do emprego dos transgênicos, dos fertilizantes industriais e dos agrotóxicos.