
Operações com gastos, Retificação e Elaboração de contas!
Módulo 9 - Operações com gastos e rendimentos. Módulo 10 - Retificação de contas e apuramento do resultado. Módulo 11 - Elaboração de contas anuais e modelos de contas financeiras.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Quais são os prazos legais em Portugal para a retificação de contas, especialmente em relação à entrega da IES (Informação Empresarial Simplificada) e ao SAF-T(PT)?
A retificação de contas deve ser feita o mais brevemente possível após a deteção do erro.
Ignorar erros contabilísticos menores, assumindo que não têm impacto significativo nas demonstrações financeiras.
Retificar contas diretamente nos documentos originais, sem deixar rasto das alterações efetuadas.
2
Como deve ser feito o apuramento de resultados em Portugal?
Não efetuar reconciliações bancárias e de clientes/fornecedores, assumindo que os saldos contabilísticos estão sempre corretos.
Considerar apenas o resultado contabilístico para efeitos fiscais, sem ter em conta as regras específicas do Código do IRC.
O apuramento de resultados em Portugal deve seguir as normas do Sistema de Normalização Contabilística (SNC) e as regras do Código do IRC, tendo em conta as diferenças entre o resultado contabilístico e o resultado tributável.
3
Qual o princípio a seguir no reconhecimento de gastos e rendimentos em Portugal?
Classificar todos os gastos como gastos correntes, ignorando a distinção entre gastos correntes e não correntes.
Reconhecer rendimentos apenas quando o pagamento é recebido, em vez de seguir o princípio da especialização do exercício.
O reconhecimento de gastos e rendimentos deve seguir o princípio da especialização do exercício, e as regras do IVA em Portugal devem ser tidas em conta no reconhecimento dos rendimentos.
4
Quais os requisitos para a elaboração de contas anuais em Portugal?
Não incluir notas explicativas detalhadas, assumindo que as demonstrações financeiras são suficientemente claras por si só.
As contas anuais em Portugal devem seguir os modelos definidos pelo SNC, adaptados ao tamanho da empresa, e incluir um anexo com informações detalhadas sobre as políticas contabilísticas, os riscos e as contingências.
Utilizar modelos de demonstrações financeiras desatualizados ou inadequados ao tamanho da empresa.
5
Que ferramentas e adaptações são necessárias para os modelos de contas financeiras em Portugal?
A utilização de software de contabilidade certificado pela AT é essencial para garantir a conformidade com as exigências legais e fiscais portuguesas, e os modelos de demonstrações financeiras do SNC devem ser adaptados às características da empresa.
Utilizar software de contabilidade não certificado pela AT, assumindo que cumpre as exigências legais.
Não adaptar os modelos de demonstrações financeiras às especificidades do setor de atividade da empresa, dificultando a análise comparativa.