
Anúncios
1
Marque VERDADEIRO ou FALSO para a Seguinte AFIRMAÇÂO "Primeiros socorros tratam-se de: procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra.
FALSA
VERDADEIRA
2
"procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra".
Se trata de primeiros socorros, podendo ser realizados por leigos, tomando precauções.
Se trata de primeiros socorros realizados por equipes médicas especializadas em atendimento a vítimas no local da ocorrência.
Se trata de procedimentos urgentes sendo realizado por técnicos, enfermeiros ou médicos no local da ocorrência.
Não devemos tocar nas vítimas de acidentes de trânsito.
3
São situações que existem atitudes cruciais para sobrevida da vítima, necessitando de atenção rápida de urgência:
- Doenças Reumáticas
- Infarto e parada cardiorrespiratória
- Pneumonia adquirida na comunidade
- Picada de cobra
- Corpos estranhos e asfixia
- Queimaduras
- Ligaduras uterinas
- Transporte de vítimas
- Fraturas,
-luxações, contusões e entorses
- Resfriado comum
Hipertensão Arterial
Diabetes melito tipo 2
Angina de coração
Dislipidemia
Gravidez 3 trimestre
Edema de membros inferiores
Lupos eritematoso sistêmico
- Choque elétrico
- Disfagia
- Envenenamento
- Picada de cobra
- Corpos estranhos e asfixia
- Atenção e controle de hipertensão arterial
- Sangramentos
- Transporte de vítimas
- Torcicolo
- Acidentes de trânsito
- Choque elétrico
- Infarto e parada cardiorrespiratória
- Envenenamento
- Picada de cobra
- Corpos estranhos e asfixia
- Queimaduras
- Sangramentos
- Transporte de vítimas
- Fraturas,
-luxações, contusões e entorses
- Acidentes de trânsito
4
Conhecimentos simples muitas vezes diminuem o sofrimento, evitam complicações futuras e podem inclusive em muitos casos salvar vidas. Nessas situações é necessário:
em primeiro lugar deve-se procurar manter a calma, realizar a prestação do socorro sem importar se trará riscos para o socorrente, saber prestar o socorro sem agravar ainda mais a saúde da(s) vítima(s)
em primeiro lugar deve-se procurar ajuda e ligar para emergência, verificar se a prestação do socorro não trará riscos para o socorrente, saber prestar o socorro sem agravar ainda mais a saúde da(s) vítima(s)
em primeiro lugar deve-se procurar manter a calma, verificar se a prestação do socorro não trará riscos para o socorrente, saber prestar o socorro sem agravar ainda mais a saúde da(s) vítima(s).
em primeiro lugar ligar para telefones como 192 e procurar manter a calma, verificar se a prestação do socorro não trará riscos para o socorrente, saber prestar o socorro sem agravar ainda mais a saúde da(s) vítima(s)
5
Quanto a atitudes corretas A calma, o bom-senso e o discernimento são elementos primordiais neste tipo de atendimento.
falso
verdadeiro
6
Quanto as atitudes corretas Agir rapidamente, é o primordial em situação de emergência, porém respeitando os seus limites e o dos outros.
FALSA
VERDADEIRA
7
Quanto as atitudes corretas Não é necessário transmitir á(s) vítima(s), tranquilidade, alívio, confiança e segurança, enquanto estiverem inconscientes informar-lhes que o atendimento especializado está a caminho. A calma nessa situação não é importante, a vítima já está desacordada.
FALSA
VERDADEIRA
8
Quanto a atitudes corretas Utilize-se de conhecimentos básicos de primeiros socorros, improvisando se necessário
FALSO
VERDADEIRO
9
Quanto a atitude correta podemos afirmar: Nunca tome atitudes das quais não tem conhecimento, no intuito de ajudar, apenas auxilie dentro de sua capacidade.
VERDADEIRO
FALSO
10
O Art. 135 do Código Penal Brasileiro, deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê- lo, é crime, mesmo que a pessoa não seja a causadora do evento. Ainda de acordo com a atual Lei de Trânsito, todos os motoristas deverão ter conhecimentos de primeiros socorros. Corresponde a penalidade por:
obrigatoriamente todos motoristas deverão ter conhecimentos de primeiros socorros.
prestação ajuda e auxilio em caso de acidentes
Omissão de Socorro
Lei de Trânsito
11
Código Penal - OMISSÃO DE SOCORRO Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparado ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública. E a PENA É DE:
Sem detenção pagando apenas uma multa.
Detenção de 6 (seis) meses sem multa.
Detenção de 2 (um) a 8 (seis) meses ou multa.
Detenção de 01 (um) a 6 (seis) meses ou multa.
12
O Art 135 do Código penal explica a Omissão de Socorro no Parágrafo único: A pena é aumentada de metade, se a omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplica, se resulta em morte. Podemos dizer que é
VERDADEIRO
FALSO
13
Quando falamos em queimaduras da pele, logo nos vem à cabeça as queimaduras térmicas, provocadas por fogo ou intenso calor. Porém, não só o calor é capaz de provocar queimaduras. Queimaduras também podem ser produzidas por:
descarga elétrica, fricção, frio excessivo, contato com produtos químicos ou radiação.
Vapor de água, insolação e frio intenso
Pressão e abrasão de zona de pele
Pode ser graduada
14
atingem as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas;
Refere se ao calor que medido pelo termômetro
refere ao 3 grau por lesões avermelhadas
Refere ao 2 grau porque tem bolhas
Refere-se ao 1 Grau
15
As lesões que atingem as camadas mais profundas da pele. Apresentam bolhas, pele avermelhada, manchada ou com coloração variável, dor, inchaço, desprendimento de camadas da pele e possível estado de choque; São consideradas queimaduras de 2 Grau, Podemos afirmar
FALSO
VERDADEIRO
16
As lesões que atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele branca ou carbonizada. É referente a queimaduras graduadas em
Refere-se as 1 grau
Refere-se as 1 e 2 grau
Refere-se as 3 grau
Refere-se as 2 grau
17
Cuidar de queimaduras exige atenção por tanto: Usar pasta de dentes, pomadas, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro ingrediente sobre a área queimada; remova tecidos grudados: corte cuidadosamente e retire o que estiver solto; estourar bolhas. São condutas que precisam ser realizadas imediatamente.
FALSO
VERDADEIRO
18
As CAUSAS das Queimaduras podem ser classificadas em:
As queimaduras são causadas apenas por fonte de calor
Que podem ser resolvidas em casa e no hospital
Primeiro, segundo e terceiro grau
Agentes físicos, Químicos e biologicos
19
Térmicos: líquidos quentes, gordura quente, ferro quente, vapor e através do fogo; Elétricas: corrente de baixa voltagem (eletrodomésticos), alta tensão e raio; Radiantes: resultam da exposição à luz solar ou fontes nucleares. CORRESPONDE A
AGENTES FÍSICOS
AGENTES PSICOLÓGICOS
AGENTES QUIMICOS
AGENTES BIOLÓGICOS
20
Substâncias químicas industriais, produtos de uso doméstico, como solventes, soda cáustica, alvejantes ou qualquer ácido ou álcalis.
AGENTES QUÍMICOS
AGENTES DE SAÚDE
AGENTES FÍSICOS
AGENTES BIOLÓGICOS
21
Quanto as causas das queimaduras podem ser: Seres vivos: como por exemplos, taturanas, “água viva”, urtiga. Refere-se a:
AGENTES DE SAÚDE
AGENTES ENDEMICOS
AGENTES BIOLOGICOS
AGENTES QUÍMICOS
22
OS CUIDADOS ABAIXO DEVEM SER TOMADOS EM CASO DE QUEIMADURAS POR: -Causadas por líquidos e objetos quentes, vapor e fogo: Esfrie a área queimada com água fria (não use gelo, pois pode agravar a queimadura). Cubra a área com um pano limpo. Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.
QUEIMADURAS DE 1 E 2 GRAU APENAS
QUEIMADURAS POR AGENTES BIÓLOGICOS
QUEIMADURAS TÉRMICAS
QUEIMADURAS DOLOROSAS
23
OS CUIDADOS ABAIXO REFERE A QUE TIPO DE QUEIMADURA Causada por contato com produtos químicos, como ácidos: Enxágue o local por, pelo menos, 20 minutos em água corrente. Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar. Remova resíduo de roupa contaminada pelo produto, prevenindo queimadura em outras áreas. No caso de os olhos terem sido afetados: enxágue abundantemente em água corrente até ajuda médica. Se usar lentes de contato, removê-las imediatamente.
QUEIMADURAS DE 3 GRAU
ACONTECE APENAS EM LABORATÓRIOS
QUEIMADURA QUÍMICA
QUEIMADURAS FÍSICAS
24
OS CUIDADOS ABAIXO DEVEM SER TOMADOS EM CASO DE QUEIMADURAS PRODUZIDAS POR: -Causadas por corrente de baixa voltagem, como eletrodomésticos, alta tensão e raio: Não toque na vítima. Desligue a corrente elétrica. Em todos os casos de queimaduras, encaminhar para o serviço médico (pronto socorro ou hospital) mais próximo.
QUEIMADURAS ELÉTRICAS
QUEIMADURAS FÍSICAS
QUEIMADURAS DOLOROSA
QUEIMADURAS TÉRMICAS
25
O ABCDE DO TRAUMA RESPONDE A:
Antes de qualquer coisa, é necessário avaliar a cena e correr para chegar o mais rápido a vítima de risco
As letras do alfabeto não importam, apenas socorrer a vítima e chamar auxilio
A -VIAS DE CHEGADA DO PACIENTE -
B -BATIMENDO CARDIACO -
C -CIRCULAÇÃO DE AR-
D -DOENÇAS PREVIAS -
E- EXPOSIÇÃO AO ACIDENTE
A- VIAS AÉREAS E COLUNA CERVICAL -
B- RESPIRAÇÃO VENTILAÇÃO
C- CIRCULAÇÃO COM CONTROLE DE HEMORRAGIA
D- AVALIAÇÃO DO ESTADO E NÍVEL DE CONSCIENCIA E NEUROLOGICO
E- EXPOSIÇÃO E CONTROLE DA TEMPERATUA
26
Caso o paciente responda, já consideramos que as vias aéreas estão pérvias. Em caso de ausência de respostas devemos realizar as manobras Jaw- Thrust (projeção da mandíbula) e Chin Lift (elevação) para avaliar presença de corpo estranho. É REALIZADO EM QUAL ETAPA DO ABCDE DO TRAUMA
A E B
A
D
E
27
A RESPIRAÇÃO é avaliada junto com inspeção, palpação, ausculta e percussão.
VERDADEIRO
FALSO
28
A AVALIAÇÃO NEURÓLOGICA E DE CONSCIENCIA DE PACIENTES VÍTIMAS DE TRAUMA É DADO POR MEIO DA ESCALA DE GLASGOW, QUE AVALIA 3 ITÉNS:
ABERTURA OCULAR, RESPOSTA VERBAL E RESPOSTA MOTORA
HEMORRAGIAS, RESPOSTA VERBAL E CIRCULAÇÃO
EXPOSIÇÃO E CONTROLE DA TEMPERATURA, ESTADO DE CIRCULAÇÃO NEUROLOGICA E ABERTURA OCULAR
RESPOSTA A ESTÍMULOS DOLOROSOS, FLEXÃO INTENSA DE MEMBROS E FALA CONFUSA.
29
Quanto aos traumatismos a lesão corporal resultada da exposição à energia (mecânica, térmica, química ou radiação) que interagiu com o corpo em quantidades acima da suportada fisiologicamente. Trauma (ou traumatismo) é todo ferimento interno ou externo provocado por ação de uma violência direta ou indiretamente
FALSO
VERDADEIRO
30
Escoriações lesão superficial. Cortes ferimentos de tecidos moles. Perfurante avança através da pele e danifica os tecidos. Avulsões parte da pele é rasgada ou arrancada. Amputações arrancamento de um membro ou parte dele. Esmagamento ferimento de tecidos moles de grava intensidade. Queimaduras. RESULTA EM:
TRAUMA ACIDENTAL
TRAUMA CORTOCONTUSO
TRAUMA FECHADO SEM COMPROMETIMENTO DA PELE
TRAUMA ABERTO
31
Escoriações, corte, corte incisivo e amputação traumática, abrasão e trauma penetrante são:
tipos de traumas existentes
a cicatrização pode acontecer naturalmente
tipos de ferimentos
necessita de cuidados