
Anúncios
1
Leia as afirmações abaixo sobre a inibição da coestimulação e o uso do abatacepte, e assinale V (verdadeiro) ou F (falso): ( ) O abatacepte age inibindo o primeiro sinal de ativação das células T, impedindo a interação entre o MHC e o TCR. ( ) A inibição da coestimulação pode levar a anergia nas células T, contribuindo para a tolerância imunológica, controle de doenças autoimunes e transplantes. ( ) O abatacepte não deve ser usado conjuntamente com inibidores do TNF-α devido ao alto risco de infecções. ( ) Belatacepte é menos eficaz do que a ciclosporina na prevenção da rejeição aguda em transplantes renais.
V-F-V-F
V-V-V-F
F-F-V-V
F-V-V-F
2
Com base nos conhecimentos sobre os efeitos do uso prolongado de glicocorticoides, analise as afirmações a seguir: 1. ( ) O uso prolongado de glicocorticoides pode causar atrofia da glândula adrenal devido à supressão da liberação de ACTH. 2. ( ) A suspensão abrupta do uso de glicocorticoides não representa risco, pois o organismo retoma rapidamente a produção de cortisol. 3. ( ) Glicocorticoides são frequentemente utilizados por seus efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores. 4. ( ) O uso contínuo de glicocorticoides aumenta a resposta imune do corpo, prevenindo infecções oportunistas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V – F – V – F
V – V – V – V
F – F – V – V
V – F – F – V
F – V – V – F
3
Os agentes citotóxicos são substâncias capazes de destruir células, especialmente aquelas que se dividem rapidamente, como as células do sistema imunológico. Por essa razão, são frequentemente empregados como imunossupressores em situações clínicas como transplantes de órgãos e tratamento de doenças autoimunes. Considerando suas propriedades e usos clínicos, quais são as duas principais classes de agentes citotóxicos comumente utilizadas como imunossupressores?
Inibidores de JAK e imunoglobulinas intravenosas
Bloqueadores de canais de cálcio e antagonistas do TNF-alfa
Antibióticos macrolídeos e antagonistas de IL-2
Inibidores da calcineurina e corticoides
Antimetabólitos e agentes alquilantes
4
Analise as afirmações a seguir: 1-Os glicocorticoides induzem supressão profunda da resposta inflamatória e do sistema imune, porém causam muitos efeitos adversos, em sua maioria em decorrência dos efeitos farmacológicos sobre células fora do sistema imune. 2-Estão sendo pesquisados moduladores dos receptores de glicocorticoides que conservam seus efeitos anti-inflamatórios, mas com efeitos adversos menos graves sobre o metabolismo e a homeostasia mineral óssea.
a afirmação 1 e 2 são verdadeiras e se complementam
a afirmação 1 é verdadeira e a 2 é falsa
a afirmação 1 é falsa e a 2 é verdadeira
a afirmação 1 é 2 são falsas e não se complementam
a afirmação 1 é verdadeira a 2 é falsa e não se completam
5
A inibição da produção de citocinas é um processo pelo qual o sistema imunológico do corpo é modulado para reduzir a resposta inflamatória. As citocinas são proteínas produzidas pelas células do sistema imunológico em resposta a agentes patogênicos, como bactérias e vírus, e também em resposta a lesões e inflamações. Quando a produção de citocinas é inibida, a resposta inflamatória é reduzida, o que pode ser benéfico em certas condições médicas. I- As citocinas são mediadores de sinalização críticos na função imune. II- As citocinas não depende da células-alvos. III- O uso farmacológico de citocinas pode ter efeitos imprevisíveis. IV- Essa notável eficácia não anunciou uma nova era de terapia biológica. Assinale a opção correta sobre a inibição de citocinas :
I e III.
I,II e III.
I, II, III e IV.
I e IV.
II e IV.
6
Sobre os imunossupressores é verdadeiro o que se afirma em : I. Duas classes de agentes citotóxicas, os anti metabólicos e os agentes alquilantes são comumente utilizados como imunossupressores. II.A combinação de imunossupressores com diferentes mecanismos de ação visa potencializar o efeito imunossupressor e reduzir a toxicidade individual de cada fármaco. III. A azatioprina (AZA) foi o primeiro fármaco utilizado para supressão do sistema imune após transplante e continua sendo a base para essa indicação.
Todas as afirmativas sao incorretas
As afirmativas I e II são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmativa II está incorreta.
7
"O sistema complemento medeia diversas respostas imunes inatas. O reconhecimento de proteínas ou carboidratos estranhos leva à ativação sequencial de proteinas do complemento e à montagem final do complexo de ataque da membrana, estrutura multiproteica capaz de provocar lise da célula". Em relação ao texto considera as seguintes afirmativas: I- Pacientes com hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) apresentam defeitos adquiridos nas proteinas reguladoras do complemento, resultando em ativação inapropriada do complemento e lise dos eritrócitos mediada pelo complemento. Porque II -As evidências genéticas indicam que a ativação do complemento pode desempenhar papel etiológico na degeneração macular dependente da idade, sugerindo que inibidores da cascata do complemento poderiam constituir tratamento local útil para essa doença.
as afirmativas I e II são verdadeiras mas a II não justifica a I.
ambas as alternativas são falsas.
a afirmativa I é falsa e a II é verdadeira
a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
as afirmativas I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
8
Os agentes imunossupressores têm sido utilizados há mais de 50 anos e começaram com corticoides, antimetabólicos e agentes alquilantes. Esses fármacos foram utilizados durante muito tempo; porém, devido aos diversos efeitos colaterais graves, passou-se a utilizar os inibidores específicos da imunidade. Essa mudança foi importante para melhorar a eficácia do tratamento e reduzir a toxicidade. 1. A ciclosporina exerce seu efeito imunossupressor por meio da inibição da calcineurina, o que impede a ativação do fator de transcrição NFAT e, consequentemente, a transcrição de genes importantes para a ativação das células T, incluindo o gene da IL-2. 2. A azatioprina (AZA) foi o primeiro fármaco utilizado para a supressão do sistema imune após transplante, mas, depois da evolução das pesquisas, o mesmo foi descontinuado e substituído pelo micofenolato de sódio. 4. A CF (Ciclofosfamida) é um fármaco de baixa toxicidade que alquila o DNA, caracteriza-se por causar baixo efeito adverso, sem risco aumentado de câncer. 8. Glicocorticoides exercem efeitos metabólicos importantes sobre praticamente todas as células do organismo, e em doses farmacológicas, suprimem a ativação e a função das células imunes inatas e adaptativas. 16. Sirolimo é um trieno macrocíclico isolado da bactéria do solo Streptomyces tsukubaensis 32. O uso farmacológico das citocinas ou inibidores das citocinas possui efeitos imprevisíveis por sua característica pleirotrópica. Diferencie as questões verdadeiras das falsas e assinale a alternativa que indica corretamente o somatório somente das alternativas verdadeiras.
42
23
39
41
63
9
Nos últimos anos, houve um grande avanço nos testes para imunodiagnóstico, principalmente em relação aos anticorpos e antígenosutilizados, assim como em relação aos métodos empregados. Alguns testes utilizados em análises laboratoriais são baseados na ligação específica e seletiva do antígeno ao anticorpo. O radioimunoensaio utiliza como biomarcador um isótopo radioativo; já o teste de ELISA, que é a primeira escolha para diagnóstico do HIV, utiliza que tipo de marcador?
Uma enzima
Uma proteína
Um reagente inespecífico, porém com exatidão
O radioisótopo 131I
Uma isoforma do sistema complemento
10
Na área de análises clínicas, várias metodologias empregam fundamentos imunológicos, com a aplicação principalmente no diagnóstico de doenças autoimunes e processos alérgicos, assim como na conduta clínica relacionada ao transplante e rejeição de órgãos. Marque a alternativa correta contendo especificamente métodos usados de forma rotineira em testes imunológicos:
Espectrometria de massa e citometria de fluxo.
Imunoensaios cromatográficos, HPLC e teste com nefelômetro.
Imunofluorescência, espectrometria de massa e rocket eletroforese
Imunoensaios enzimático e radioimunoensaios
Ensaios de aglutinação, cromatografia gasosa e imunodifusão radial.
11
Os imunodiagnósticos são testes realizados para a detecção de anticorpos ou antígenos.Desta forma, qualquer molécula que se comporte como um antígeno pode ser identificada. Alguns ensaios são considerados como primários porque detectam a interação direta entre antígeno e anticorpo, como a imunofluorescência, o radioimunoensaio e o teste do tipo ELISA. Por outro lado, os testes considerados como secundários detectam consequências da interação entre antígeno e anticorpo – mudanças no estado físico do antígeno, comoos ensaios de aglutinação, precipitação, imunodifusão, dentre outros. São parâmetros que dependem do anticorpo utilizado no imunodiagnóstico: I. Afinidade tem a ver com a força de ligação entre um único determinante antigênico e um sítio de combinação de um anticorpo específico, enquanto que avidez se refere à força total de ligação entre antígenos e anticorpos. II. Em geral, existe um grande grau de especificidade nas reações antígenoanticorpo, sendo que os anticorpos podem ser capazes de distinguir diferenças em relação à estrutura (primária, secundária e terciária) de um antígeno, assim como formas isoméricas de um antígeno. III. As reações cruzadas ocorrem devido à baixa especificidade dos anticorpos utilizados e o uso de anticorpos policlonais. Em relação às afirmativas, marque a alternativa correta:
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras
As afirmativas I, II e III são verdadeiras
Apenas a afirmativa II é verdadeira
Apenas a afirmativa III é verdadeira
12
A proteína C reativa (PCR) é uma das proteínas da fase aguda da inflamação, produzida pelo fígado em resposta às citocinas, e utilizada no diagnóstico de processos infecciosos e inflamatórios, além de outras patologias. Em relação à detecção e quantificação deste biomarcador é correto afirmar que o melhor método utilizado atualmente, principalmente no que se refere à sensibilidadee automatização é a (o):
Eletrodo sensível
Nefelometria
Cromatografia
Precipitação em tubo capilar
Espectrômetro de massa
13
A estreptolisina O, produzida por algumas cepas de Streptococuspyogenes, é uma hemolisina sensível ao oxigênio e muita antigênica. O anticorpo produzido contra esse antígeno é denominadoantiestreptolisinaO (ASO ou ASL O). A dosagem de ASL O tem sido útil no diagnóstico de infecções estreptocócicas assim como em outras situações. Em relação a determinação de anti-estreptolisina O (ASLO) em sorologia, assinale a alternativa correta:
A determinação do ASLO pode ser conduzida através de um
teste de aglutinação empregando partículas de látex revestidas com
estreptolisina O.
Para cada série de testes não há necessidade da realização de controles
positivo e negativo com o intuito de se verificar a correta execução da
técnica e o estado de conservação dos reagentes.
Dados epidemiológicos sugerem que a febre reumática é uma doença
do tipo imune, sendo que não há correlação entre casos não tratados
por infecções estreptocócicas evoluírem para febre reumática, por isso
a determinação de ASL O não contribui na investigação dessa patologia.
O exame de ASLO, realizado em conjunto com outros testes, pode ser
usado em levantamentos epidemiológicos, auxiliando na determinação
de processos infecciosos provocados por S. pyogenes, mas sem utilidade
no diagnóstico da febre reumática.
A frequência de evolução de infecções estreptocócicas não tratadas
para um quadro de glomerulonefrite é constante, independente do
sorotipo M do estreptococo causador da infecção prévia e de outros
fatores de virulência, podendo ter uma frequência superior a 20% quando
a infecção for causada por um tipo altamente nefritogênico.
14
A sífilis é uma infecção que pode ser sexualmente transmissível ou por meio de transfusão de sangue infectado pela bactériaTreponema pallidum. Pode apresentar sintomatologia variada e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Tendo em vista os testes sorológicos para a detecção dessa doença, assinale a alternativa correta:
Uma reação negativa ou não reativa no teste VDRL é verificada pela
presença de médios e grandes agregados.
No teste de VDRL a combinação de lecitina, colesterol e cardiolipina é
imunologicamente semelhante com antígenos do Treponema pallidum,
formando um antígeno não treponêmico. A interação das reaginas da
amostra (soro ou líquido cefalorraquidiano) com este antígeno forma uma
floculação que pode ser detectada ao microscópio óptico.
A amostra para o teste de VDRL deve ser exclusivamente de soro, sem a
presença de hemólise e lipemia.
O exame denominado como VDRL (veneraldiseaseresearchlabo
ratory) é um teste de microfloculação, treponêmico, usado para o
diagnóstico da sífilis.
) O ensaio de ELISA (enzyme-linkedimmunosorbentassay) é um teste do
tipo não treponêmico, sendo ideal para a exclusão dos resultados falsopositivos verificados pelos testes treponêmicos
15
Com o intuito de eliminar a pandemia da AIDS, há necessidade de serem utilizadas ferramentas profiláticas com o intuito de se prevenir que novas infecções ocorram, conjuntamente com o tratamento das pessoas infectadas. De acordo com o exposto, uma vacina eficaz contra o HIV deveria:
Ser aplicada inicialmente em animais, visto que eliminando o vírus nos
animais deteremos a principal fonte de transmissão do vírus para os humanos.
Induzir uma mudança no genoma do hospedeiro, estimulando a síntese
de enzimas protetoras.
Utilizar no tratamento fármacos antirretrovirais, reduzindo a carga viral,
estimulando o sistema imunológico, curando o paciente.
Estimular a transcriptase reversa viral.
Induzir no organismo do hospedeiro uma resposta imunológica inata,
elevados títulos de anticorpos neutralizantes, respostas eficientes de
células T, assim como elevar a imunidade de mucosas.
16
Anormalidades no sistema imune desencadeiam uma maior susceptibilidade a infecções e a doenças autoimunes. Quando um indivíduo apresenta infecções de repetição, o clínico deve suspeitar sobre imunodeficiências, que podem ser congênitas (primárias) ou adquiridas (secundárias). Analise as seguintes afirmativas sobre imunodeficiências primárias: I A síndrome hiper-IgM é ligada ao cromossomo Y e apresenta defeitos na ativação de macrófagos e células B dependentes de células T auxiliares. II Na síndrome do linfócito desnudo, há perda de expressão do MHC e prejuízos na ativação de linfócitos T CD4+. III Mutações em genes que codificam fatores de transcrição necessários para expressão de gene do MHC da classe II ocorrem na síndrome do linfócito desnudo. IV Deficiências seletivas no isotipo de imunoglobulina provocam um declínio ou ausência na síntese de isotipos ou subtipos de imunoglobulinas seletivos, induzindo uma susceptibilidade maior a infecções bacterianas ou ausência de problemas clínicos. Em relação às afirmativas, marque a alternativa correta:
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Apenas a afirmativa III é verdadeira.
17
O linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina nos linfonodos do sistema linfático, o qual é constituído por tecidos e órgãos que participa da produção de células responsáveis pela resposta imune um conjunto composto por órgãos e tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo. Analise as seguintes afirmativas: I. O linfoma correlaciona-se com exposição a produtos químicos e à radiação. II. O linfoma de Hodgkin pode ser subdividido em nodal e extramedular. III. Os pacientes portadores de linfoma de Hodgkin apresentam como sintomas: febre, sudorese noturna, dor nos gânglios, cansaço, perda de apetite e de peso. Com relação ao linfoma de Hodgkin, assinale a alternativa correta
As afirmativas I, II e III são verdadeiras
Apenas a afirmativa I é verdadeira.
Apenas a afirmativa II é verdadeira.
Apenas a afirmativa III é verdadeira
As afirmativas I e III são verdadeiras
18
A reação de hipersensibilidade do tipo tardia (tipo IV) é mediada por linfócitos T CD4+ e por linfócitos T citotóxicos T CD8+. Acredita-se que diversas doenças de hipersensibilidade mediada por linfócitos T sejam induzidas por autoimunidade. São exemplos de reação de hipersensibilidade mediada por células (Tipo IV), as doenças:
Lúpus eritematoso sistêmico, neurite periférica, febre reumática aguda.
Diabetes tipo 1, miocardite autoimune, neurite periférica.
Anafilaxia, esclerose múltipla, diabetes tipo 1, doença intestinal inflamatória.
Miocardite autoimune, doença de Crohn, febre reumática aguda.
Diabetes tipo 2, artrite reumatoide, encefalomielite alérgica experimental.
19
A hipersensibilidade designa uma resposta imunológica do tipo adaptativa que ocorre de forma exacerbada. As reações de hipersensibilidade podem ser desencadeadas por diversos antígenos e variam de indivíduo para indivíduo e são classificadas em quatro tipos: I, II, III e IV. Na reação de hipersensibilidade do tipo I, a sequência de eventos que ocorre é:
As reações do tipo imediata se iniciam pela introdução de uma
substância alergênica, que estimula as reações dos linfócitos T (T H2) e
produção de IgE, esta se liga a receptores de Fc nos mastócitos. Uma
próxima exposição à substância alergênica irá ativar os mastócitos, que
irão secretar as substâncias mediadoras (aminas vasoativas, mediadores
lipídicos), responsáveis pelas reações da hipersensibilidade imediata.
As reações do tipo imediata se iniciam pela introdução de uma
substância alergênica, que estimula as reações dos linfócitos T (T H2) e
produção de IgM, esta se liga a receptores de Fc nos mastócitos. Uma
próxima exposição à substância alergênica irá ativar os mastócitos, que
irão secretar as substâncias mediadoras (aminas vasoativas, mediadores
lipídicos), responsáveis pelas reações da hipersensibilidade imediata.
As reações do tipo imediata se iniciam pela introdução de uma
substância alergênica, que estimula as reações dos linfócitos T (T H2) e
produção de IgG, esta se liga a receptores de Fc nos mastócitos. Uma
próxima exposição à substância alergênica irá ativar os mastócitos, que
irão secretar as substâncias mediadoras (aminas vasoativas, mediadores
lipídicos), responsáveis pelas reações da hipersensibilidade imediata.
As reações do tipo imediata se iniciam pela introdução de uma
substância alergênica, que estimula as reações dos linfócitos T (T H2) e
produção de IgG e IgE, esta se liga a receptores de Fc nos mastócitos. Uma
próxima exposição à substância alergênica irá ativar os mastócitos, que
irão secretar as substâncias mediadoras (aminas vasoativas, mediadores
lipídicos), responsáveis pelas reações da hipersensibilidade imediata
As reações do tipo imediata se iniciam pela introdução de uma substância
alergênica, que estimula as reações dos linfócitos T (T H2) e produção
de IgG, IgE e IgM, esta se liga a receptores de Fc nos mastócitos.Uma
próxima exposição à substância alergênica irá ativar os mastócitos, que
irão secretar as substâncias mediadoras (aminas vasoativas, mediadores
lipídicos), responsáveis pelas reações da hipersensibilidade imediata
20
Hipersensibilidade na área de saúde refere-se ao termo médico para uma reação exagerada do sistema imune a um agente reconhecido como estranho ao organismo. As reações de hipersensibilidade podem ser classificadas em quatro tipos: tipo I, tipo II, tipo III e tipo IV, tendo por base os mecanismos envolvidos e o tempo decorrido para a reação. Em relação a hipersensibilidade do tipo III, analise as seguintes afirmativas: I. É produzida por complexos antígeno-anticorpo que induzem lesão tecidual como resultado de sua capacidade de ativar o sistema complemento; II. O agente antigênico pode ser exógeno ou endógeno. O antígeno endógeno ocorre quando a pessoa produz anticorpo contra seus próprios elementos; III. Os imunocomplexos formados na circulação podem induzir lesões em estruturas filtrantes, como os glomérulos renais, induzindo glomerulonefrite;
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente a afirmativa II está correta.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente a afirmativa III está correta.
Somente a afirmativa I está correta.
21

Os imunossupressores são fármacos utilizados para suprimir a rejeição em receptores de transplante de órgãos e também no tratamento de diversas doenças inflamatórias e imunopatias. Relacione os agentes imunossupressores listados na coluna da esquerda com o local de ação de cada fármaco, na coluna da direita. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo:
4 – 3 – 2 – 1.
2 – 1 – 4 – 3.
4 – 2 – 3 – 1.
4 – 3 – 1 – 2.
1 – 2 – 3 – 4
22
A alergia é uma reação do sistema imune a uma série de substâncias consideradas pelo organismo do alérgico como alergênicas, tais como fungos, fármacos, pelos de animais, poeira, pólen, dentre vários outros. No tratamento das alergias, os fármacos mais utilizados são os antihistamínicos que, de acordo com o próprio nome indica, atuam inibindo a ação da histamina. Em relação aos anti-histamínicos, marque a alternativa correta:
Um dos principais efeitos adversos desses fármacos é a euforia, induzida,
principalmente, por fármacos de primeira geração.
Os anti-histamínicos de segunda geração, por serem lipofílicos,
atravessam a barreira hematoencefálica, induzindo vários efeitos sobre o
sistema nervoso central (SNC)
Sugere-se a ingestão dos anti-histamínicos em jejum, visto que isso
potencializa o mecanismo de ação.
Os anti-histamínicos possuem atividades colinérgicas e potencializam
o efeito depressor do álcool, dos inibidores da monoaminoxidase, dos
barbitúricos e dos benzodiazepínicos
Os anti-histamínicos de primeira geração atravessam a barreira
hematoencefálica, induzindo vários efeitos sobre o sistema nervoso
central (SNC), incluindo a sedação.
23
A enzima viral envolvida na replicação do HIV, denominada como protease, é responsável pelo processamento das poliproteínas gag e gagpol, envolvidas na síntese das proteínas estruturais e funcionais do vírus. Os inibidores da protease do HIV interferem na última etapa do processo de replicação viral, prevenindo a formação de novos vírus. Tendo em vista o exposto, qual das alternativas apresenta um efeito adverso característico do uso dos inibidores de protease prescritos para tratamento de infecções por HIV?
Lipodistrofia.
Vômitos espumantes.
Hepatite induzida por farmacoterapia
Distúrbios no sistema nervoso central.
Neuropatia periférica.
24
Quando o vírus da imunodeficiência humana foi identificado no início dos anos de 1980, a ciência estava completamente despreparada para essa doença. Naquela época, não existia nenhum recurso terapêutico capaz de controlar o avanço da AIDS, levando à morte dos pacientes com o sistema imune debilitado pelo vírus. A droga Zidovudina–azidovudina (azidotimidina, AZT), foi a primeira a ter um efeito sobre o HIV. Em relação ao exposto, marque a alternativa correta em relação ao mecanismo de ação do AZT (azidotimidina):
Inibidores da quinase.
Inibidores da fusão.
Inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeos.
Inibidores de protease.
Inibidores da fosfatase ácida
25
Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios por não serem capazes de ter metabolismo próprio e não serem formados por células. Analise as afirmativas que citam algumas características dos vírus: I. Os vírus possuem uma cópia do seu genoma, ou seja, são haplóides, com exceção dos retrovírus, que são diplóides (possuem duas cópias do seu material genético); II. A inibição da replicação viral pode ser mediada pelos anticorpos, ou seja, os anticorpos ligam-se às proteínas de superfície virais impedindo que os vírus interajam com os receptores celulares. III. A inibição da replicação viral pode ser mediada pelos anticorpos, ou seja, os anticorpos ligam-se às proteínas de superfície virais impedindo que os vírus interajam com os receptores celulares. IV. Algumas proteínas internas, presentes nos vírus, podem ser DNA ou RNA-polimerase, constituindo alvos moleculares para a terapia antiviral. Agora, marque a alternativa correta:
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
26
A infecção pelo HPV (papilomavírus humano) pode ser completamente assintomática, mas, por outro lado, pode causar alterações proliferativas benignas, mas também neoplasias malignas. O HPV é um vírus sexualmente transmissível que está associado a diversos tipos de câncer, incluindo o uterino. Tendo em vista o exposto, marque a alternativa correta sobre a infecção pelo papiloma vírus humano:
Está comprovado que todos os tipos de HPV estão envolvidos na
gênese do câncer de colo uterino, pesquisadores passaram a avaliar
se a detecção do vírus por esses métodos poderia ser utilizada na
prevenção, tal qual um exame citológico.
Quando a paciente tem HPV de alto risco é certo que tenha lesão; se ela
não tem HPV, muito provavelmente não tem lesão de alto grau/câncer.
O HPV é uma condição imprescindível (infecção persistente por
HPV ontogênico) e suficiente por si só, uma vez que de milhões de
mulheres infectadas pelo HPV, os mesmos milhões de mulheres
virão a desenvolver câncer.
Exames citológicos que detectam o DNA dos HPV são, obviamente,
específicos para este vírus, e são esses resultados que devem ser
utilizados em investigações de prevalências de infecção por HPV.
O exame citológico visa a detecção de células tumorais, não do
HPV, no entanto é comum ser relatado no laudo citológico o termo
“sugestivo de HPV”.
27
A rubéola é uma doença altamente contagiosa, aguda e também é conhecida como “sarampo alemão”. Na área das doenças infectocontagiosas, a epidemiologia da rubéola está associada com a ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita, que acomete o feto ou o recém-nascido, cujas mães tenham se infectado durante a gestação. A infecção na gravidez acarreta inúmeras complicações tanto para a mãe, que pode sofrer com aborto e casos de natimorto, quanto para os recém-nascidos, como malformações congênitas (surdez, malformações cardíacas, lesões oculares, dentre outras). De acordo com o exposto sobre a rubéola, os exames sorológicos baseiam-se: I. No efeito dos anticorpos sobre a função biológica específica do vírus, como as técnicas de neutralização (NT) e de inibição de hemaglutinação (IHA). II. Na reação entre o anticorpo e qualquer componente antigênico relevante do vírus da rubéola, como as técnicas imunoenzimáticas, de imunofluorêscencia, aglutinação de partículas de látex, dentre outras. III. O diagnóstico laboratorial é essencialmente sorológico e tem por objetivos principais a detecção da rubéola congênita e pós-natal, o controle de vacinação, a determinação da imunidade e as investigações soroepidemiológicas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
28
Os sintomas mais sérios da Gripe A causada pelo vírus H1N1, se desenvolvem em pessoas mais idosas e em gestantes. Os estudos científicos indicam que isso se deve à menor imunidade desses grupos contra o vírus. Recentemente, o governo brasileiro realizou uma campanha de vacinação para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, tendo como foco os grupos mais susceptíveis. Em relação ao diagnóstico laboratorial do vírus da influenza, marque a alternativa correta:
Os materiais de escolha para o isolamento dos FLUV são o sangue
total, plasma e o soro, os quais devem ser coletados na fase aguda da
doença e acompanhados de dados clínicos.
As amostras clínicas podem ser submetidas a técnicas rápidas de
diagnóstico de detecção viral, por imunofluorescência direta ou
indireta, imunoensaio do tipo ELISA e PCR em tempo real.
Amostras de soro da fase aguda e convalescente devem ser colhidas,
paralelamente, para evidenciação da conversão sorológica mediante
teste de ativação da hemaglutinação.
A identificação das espécies e dos subtipos dos FLUV é realizada,
tradicionalmente, por reação de hemaglutinação direta.
Os dados de hemograma são específicos, sendo observadas
leucocitose ou leucopenia.
29
Os vírus não apresentam uma organização celular conforme ocorre com os outros seres vivos. Dessa maneira, os vírus precisam de outros organismos para se reproduzirem, sendo, portanto, parasitas obrigatórios. A virologia é uma importante área de investigação tendo em vista o grande número de doenças humanas causadas por esses agentes microscópicos infecciosos. Marque a alternativa em que todas as doenças citadas são virais:
Botulismo, leishmaniose, sarampo, catapora.
Herpes, sarampo, leishmaniose, hepatite B
Leishmaniose, AIDS, hepatite A, caxumba.
Sarampo, caxumba, mononucleose infecciosa, hepatite C.
Botulismo, mononucleose infecciosa, leishmaniose.
30
O jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria intitulada Casos de sarampo expõem Rio a risco de surto após 18 anos, que descrevia, entre outras coisas, o risco de a doença chegar ao estado, já que é extremamente contagiosa. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/07/ casos-de-sarampo-expoem-rio-a-risco-de-surto-apos-18-anos.shtml>. Acesso em: 14 set. 2018. O que caracteriza o sarampo como sendo uma doença altamente contagiosa?
O fato de ainda não existir vacina para o vírus do sarampo.
O fato de ser transmitida pelo Aedes aegypti.
O fato de ser usualmente transmitida através das secreções
provenientes das vias respiratórias, como gotículas projetadas pelo
espirro ou pela tosse.
O fato de afetar apenas recém-nascidos e adultos desnutridos e/
ou imunodeficientes.
O fato de ser contagiosa através do sangue.
31
Recentemente, em uma cidade do interior de Minas Gerais, ocorreu um surto de icterícia em várias crianças de uma mesma creche e, após uma avaliação, foram verificadas más condições higiênicas e sanitárias. O surto foi causado por um vírus da hepatite. Tendo em vista o exposto no texto-base, marque a alternativa correta em relação ao tipo de vírus:
Hepatite D
Hepatite E
Hepatite A
Hepatite C
Hepatite B