
QUIZ DE REVISÃO
Este quis de revisão sobre substantivos contém seis questões elaboradas para avaliar sua compreensão do tema. , Responda com atenção e boa revisão!
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1

Questão 1 “O anúncio do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2016 surpreendeu muitas pessoas. No dia 13 de outubro, a Academia Sueca anunciou que o astro norte-americano da música pop, Bob Dylan, era o premiado. A escolha foi recebida com pouca receptividade por alguns, e com alegria e reconhecimento por muitos. Estes consideram que a escolha inusitada reflete um avanço na forma de entender a arte literária. As manifestações negativas giram justamente pelo fato de Dylan ser músico e, apesar de poeta, não ser escritor de ofício. A Academia Sueca, a responsável pela seleção do escritor, declarou que a escolha levou em conta a criação de novas expressões poéticas.” No texto, três substantivos comuns são:
c) negativas, giram, poeta
b) surpreendeu, escolha, manifestaçõe
d) Prêmio Nobel de Literatura, Bob Dylan, Academia Sueca
a) pessoas, astro, músico
2

Questão 2 Assinale a alternativa em que se nota a presença de um substantivo composto.
A) As meninas corriam em meio a um vasto campo de girassóis.
D) Dirce tinha um restaurante vegetariano no centro da cidade
B) Sem ações concretas, a esperança não passa de uma ilusão
C) Aquela comida era tão doce a ponto de me fazer levitar
3

Questão 3 Oh! Não sei como não enlouqueci! Em trevas de desesperação tornou-se-me a luz dos olhos, e todo o salão parecia ondular sob meus pés. A mulher que tinha ante meus olhos era um fantasma terrível, era um demônio de traições, que na mente abrasada de desesperação figurava-se-me sorrindo para mim com insultuoso escárnio. Parecia horrível, desferindo chamas dos olhos, e que me cercava e dava estrepitosas gargalhadas. Erguia-se para mim ameaçadora, e abraçava e beijava outro ente de aspecto também medonho, ambos no meio de orgia infernal cercavam-me e não me deixavam partir. REIS, Maria Firmina dos. Úrsula e outras obras. Brasília: Edições Câmara, 2018. Todos os substantivos abaixo, extraídos do fragmento do romance Úrsula, são concretos, exceto:
D) fantasma
C) desesperação
B) luz
A) gargalhadas
4

Questão 4 Os substantivos próprios são palavras que particularizam os seres. Das opções abaixo, a que não contém um substantivo próprio é
c) Atualmente, muitos países fazem parte da União Europeia
a) São Paulo é uma cidade que possui muitos problemas estruturais.
b) Diversos personagens do folclore brasileiro são de origem indígena.
5
![Questão 5
Manhãs de setembro
Fui eu que se fechou no muro e se guardou lá fora
Fui eu que num esforço se guardou na indiferença
Fui eu que numa tarde se fez tarde de tristezas
Fui eu que consegui ficar e ir embora
E fui esquecida, fui eu
Fui eu que em noite fria se sentia bem
E na solidão sem ter ninguém, fui eu
Fui eu que na primavera só não viu as flores
E o sol
Nas manhãs de setembro
Eu quero sair
Eu quero falar
Eu quero ensinar o vizinho a cantar
Eu quero sair
Eu quero falar
Eu quero ensinar o vizinho a cantar
Nas manhãs de setembro
Nas manhãs de setembro
Nas manhãs de setembro
Nas manhãs...
[...]
VANUSA; CAMPANHA, Mário. Manhãs de setembro. In: VANUSA. Vanusa. São Paulo: Continental, 1973.
Em qual dos versos abaixo, retirados da letra da música, é possível apontar um substantivo concreto?](/_image?href=https%3A%2F%2Fdev-beta.quizur.com%2Fstorage%2Fv1%2Fobject%2Fpublic%2F%2Fimagens%2F%2F20825566%2Fe2e285e6-ecd6-4a05-a777-fedf6aef110a.png&w=400&h=400&f=webp)
Questão 5 Manhãs de setembro Fui eu que se fechou no muro e se guardou lá fora Fui eu que num esforço se guardou na indiferença Fui eu que numa tarde se fez tarde de tristezas Fui eu que consegui ficar e ir embora E fui esquecida, fui eu Fui eu que em noite fria se sentia bem E na solidão sem ter ninguém, fui eu Fui eu que na primavera só não viu as flores E o sol Nas manhãs de setembro Eu quero sair Eu quero falar Eu quero ensinar o vizinho a cantar Eu quero sair Eu quero falar Eu quero ensinar o vizinho a cantar Nas manhãs de setembro Nas manhãs de setembro Nas manhãs de setembro Nas manhãs... [...] VANUSA; CAMPANHA, Mário. Manhãs de setembro. In: VANUSA. Vanusa. São Paulo: Continental, 1973. Em qual dos versos abaixo, retirados da letra da música, é possível apontar um substantivo concreto?
A) “Fui eu que se fechou no muro e se guardou lá fora”
B) “Fui eu que num esforço se guardou na indiferença”
C) “Fui eu que consegui ficar e ir embora”
D) “E na solidão sem ter ninguém, fui eu
6

Questão 6 Qual das palavras abaixo é um substantivo comum?
A) Tailândia
B) Lobisomem
C) Nilo
D) Natal