
Anúncios
1
Ao falarmos sobre os "ready mades", entende-se que o artista Marcel Duchamp inaugurou um modo de fazer arte que se consiste em:
Criticar os princípios que determinam o que é uma obra de arte.
Exaltar o uso de materiais nobres e tradicionais na arte.
Reproduzir obras clássicas com materiais modernos.
Valorizar a habilidade técnica do artista na criação de esculturas.
2
Na cultura barroca, observam-se, entre outras, quais características?
A consolidação da proporcionalidade, a racionalidade e o equilíbrio.
A ruptura com a lógica, o exagero decorativo e o caos formal.
A busca pela simplicidade, pelo minimalismo e pela abstração.
A valorização do instinto, da informalidade e da arte popular.
3
O que são fotogramas?
São imagens realizadas sem a utilização de câmera fotográfica, por contato direto de um objeto ou material com uma superfície fotossensível.
Fotos tiradas com câmeras analógicas em ambientes completamente escuros.
Fotografias obtidas a partir de desenhos manuais sobre papel fotográfico.
Imagens feitas por meio da sobreposição digital de negativos fotográficos.
4
Stephen Lund, artista canadense, morador em Victoria, capital da Colúmbia Britânica (Canadá), transformou-se em fenômeno mundial produzindo obras de arte virtuais pedalando sua bike. Seguindo rotas traçadas com o auxílio de um dispositivo de GPS, ele calcula ter percorrido mais de 10 mil quilômetros. Os textos destacam a inovação artística proposta por Stephen Lund a partir do(a):
deslocamento das tecnologias de suas funções habituais.
ato de guiar sua bicicleta pelas ruas da cidade.
foco na promoção cultural da sua cidade
análise dos problemas de mobilidade urbana.
5
O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída. SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008. As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidas:
nas formas de se vestir e de cortar os cabelos com objetivos contestadores à ordem social, próprios do movimento punk.
nos movimentos leves e sincronizados com os pés que deslocam o dançarino, denominado moonwalk.
nas frases e dizeres de qualquer espécie, rabiscados sobre fachadas de edifícios, que marcam a pichação.
nos traços e formas que representam personagens de olhos desproporcionalmente maiores e expressivos, conhecidos como mangá.
6
Em janeiro de 1928, Tarsila queria dar um presente de aniversário especial ao seu marido, Oswald de Andrade. Pintou o Abaporu. Eles acharam que parecia uma figura indígena, antropófaga, e Tarsila lembrou-se do dicionário tupi-guarani de seu pai. Batizou-se o quadro de Abaporu, que significa homem que come carne humana, o antropófago. E Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e fundaram o Movimento Antropofágico. Disponível em: www.tarsiladoamaral.com.br. Acesso em: 4 ago. 2012 (adaptado). O movimento originado da obra Abaporu pretendia se apropriar:
do ideário republicano, para celebrar a modernidade.
da cultura europeia, para originar algo brasileiro.
das técnicas artísticas nativas, para consagrar sua tradição.
da arte clássica, para copiar o seu ideal de beleza.
7
Por onde houve colonização portuguesa, a música popular se desenvolveu basicamente com o mesmo instrumental. Podemos ver cavaquinho e violão atuarem juntos aqui, em Cabo Verde, em Jacarta, na Indonésia, ou em Goa. O caráter nostálgico, sentimental, é outro ponto comum da música das colônias portuguesas em todo o mundo. O kronjong, a música típica de Jacarta, é uma espécie de lundu mais lento, tocado comumente com flauta, cavaquinho e violão. Em Goa não é muito diferente. De acordo com o texto de Henrique Cazes, grande parte da música popular desenvolvida nos países colonizados por Portugal compartilham um instrumental, destacando-se o cavaquinho e o violão. No Brasil, são exemplos de música popular que empregam esses mesmos instrumentos:
Carimbó e baião.
Choro e samba.
Chula e siriri.
Xote e frevo.