
Revisão de Fisica 1
Para todos os lascados como eu. Teremos questões fáceis, com explicações no enunciado e questões o mais parecido com a prova possível. Teremos questões iguais da revisão, como questões iguais, mas com dados diferentes. Aproveite!
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Um objeto de massa 200gramas, está a 50°C. Sendo um calor específico igual a 0,2 cal/g°C. Qual a quantidade de calor específico desse objeto para que ele atinja 20°C. Dicas: 1°: Q = M.C.DeltaT. 2: Deve-se saber a variação de temperatura, temperatura inicial - a final. 3: transformar de Cal para kgcal. Cal > Kcal = ÷1000 Kcal > Cal = X1000.
1,2 Kcal
1,4 Kcal
-1200 Cal
-1400 cal
2
Qual a quantidade de calor que devemos fornecer a 200g de gelo a –20 °C para transformar em água a 50 °C?
16kcal
32kcal
26Kcal
28Kcal
3
Um ser humano converte 0,02 gramas de vapor de água em água líquida a cada expiração. Se ele realiza 20 ciclos por minuto, e sendo o calor latente de evaporação igual a 2.400 joules por grama, qual é a taxa de calor perdida?. Dicas: 1: Descubra o que equivale os ciclos por minuto. Divida o ciclos que o enunciado deu, para o número que equivale a 1 minuto ( 60 segundo) logo 20/60. Simplificando 1/3. 2: Q = M.L 3:Q =1/3 . ( número encontrado do passo 2).
13 j/s
14j/s
15j/s
16 j/s
4
Uma equipe de cientistas, com o objetivo de simular a respiração humana, criou um dispositivo que converte 0,02 g de vapor d’água em água líquida a cada ciclo de inspiração e expiração, à temperatura constante. Admita que esse dispositivo simule 15 ciclos de respiração por minuto e que o calor latente de vaporização da água seja igual a 2400 J/g. A taxa de calor perdida pelo dispositivo, em J/s, é igual a:
12
10
11
9
5
Quanto calor devemos fornecer para 500 gramas de uma substância a 20°C para evaporá-la? Sabendo que sua temperatura de ebulição é 350°C, dados C, 0,03 cal por grama, celsius, L, 500 calorias por grama. Passos: 1: Q = M.C.DeltaT.M.L
29840cal
29950cal
100Kg
3758Kcal
6
A temperatura normal do corpo humano é de 36.5°C. Considere uma pessoa de 80 kg de massa e que esteja com febre a uma temperatura de 40°C. Admitindo que o corpo seja feito basicamente de água, podemos dizer que a quantidade de energia, em quilocalorias (kcal), que o corpo dessa pessoa gastou para elevar sua temperatura até estado febril, deve ser mais próxima de:
180Kcal
220kcal
240Kcal
280Kcal
7
Um professor, para ilustrar o aquecimento de uma amostra de água, posiciona um recipiente condutor sobre uma fonte de calor, com um termômetro construído por ele mesmo. Os alunos observam a temperatura da amostra subir de forma gradativa até atingir um valor, mantendo-se constante. Mesmo sem ver o número da escala utilizada, os alunos podem afirmar que:
A temperatura da água parou em 100°C
A Temperatura da água ultrapassou os 100°C
Nenhuma das alternativas acima.
A temperatura da água não chegou aos 100°C
8
Cuidando da refeição, um pai de família esquece a colher em uma panela que está em contato com a chama do fogão. Posteriormente, ao pegar a colher, ele se queima e rapidamente seu filho explica que:
a colher absorve calor sensível, aquecendo-se.
a colher absorve calor latente, aquecendo-se.
9
O que é calor sensível?
Quando há mudança de temperatura
Quando há frio
Quando há mudança de ambiente
Quando há ebulição
10
Analise as situações a seguir descritas, considerando-se o processo de transferência de calor relacionado a cada uma delas: I. Um legume se aquece ao ser colocado dentro de uma panela com água fervente. II. O congelador, localizado na parte superior de uma geladeira, resfria todo o interior dela. III. Os componentes eletrônicos de aparelhos em funcionamento de uma estação espacial transmitem calor para o espaço. As situações I, II e III correspondem, respectivamente, aos processos de
Condução, radiação, convecção
Radiação, condução, Radiação
Condução, convecção e radiação
11
Um homem adulto conversa com outro de modo amistoso e sem elevar o nível sonoro de sua voz. Enquanto isso, duas crianças brincam emitindo gritos eufóricos, pois a brincadeira é um jogo interessante para elas. O que distingue os sons emitidos pelo homem dos emitidos pelas crianças
Altura, intensidade e timbre
O timbre
A voz
A intensidade
12
Durante uma apresentação musical, três instrumentos musicais diferentes tocavam a mesma nota. João estava na plateia, sentado na primeira fileira. Mesmo que os instrumentos estivessem tocando a mesma nota, com a mesma intensidade, ele pôde discernir cada um dos três. Qual é a propriedade do som que permitiu com que João fizesse a diferenciação das fontes sonoras?
Timbre
Altura
Frequência
Intensidade