
Saúde da mulher lésbica / Sexualidade e direitos reprodutivos!
👩🏻❤️💋👩🏽 / 👨👨👧 / 👩👩👧👦
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Considerando que a população LGBT está, também, sob a responsabilidade da Enfermagem no âmbito da APS, cabe a esta categoria profissional prestar assistência integral com vistas à minimização das desigualdades sofridas por esta população. Qual alternativa está certa?
Dar assistência, não fazer perguntas direta, seguir sua consulta já de rotina.
Prestar assistência de forma holística, buscando entender suas particularidades, minimizando os danos.
Consultar normalmente a de qualquer mulher.
Em primeiro lugar a qualquer consulta de enfermagem, perguntar sua orientação sexual, atender de forma holística, buscando a melhor assistência.
2
“Os direitos humanos das mulheres incluem seu direito de controle e decisão, de forma livre e responsável, sobre questões relacionadas à sexualidade, incluindo-se a saúde sexual e reprodutiva, livre de coerção, discriminação e violência. A igualdade entre mulheres e homens no que diz respeito à relação sexual e reprodutiva, incluindo-se o respeito à integridade, requer respeito mútuo, consentimento e divisão de responsabilidades pelos comportamentos sexuais e suas consequências”. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
“Os DR compreendem o direito básico de todo casal e de todo indivíduo de decidir livre e responsavelmente sobre o número, o espaçamento e a oportunidade de ter filhos/as e de ter a informação e os meios de assim o fazer, gozando do mais elevado padrão de saúde sexual e reprodutiva”.
Pode-se citar como alguns direitos reprodutivos: À adoção e ao tratamento para a infertilidade; A serviços de saúde pública de qualidade e acessíveis, durante o período reprodutivo; das mulheres participarem com responsabilidades na criação dos/as filhos/as.
3
No âmbito do Sus, qual portaria institui a Política Nacional de Saúde Integral LGBT?
Portaria n° 2.838, 11/11/2011.
Portaria n° 2.837, 01/11/2011.
Portaria n° 2.839, 11/12/2011
Portaria n° 2.836, 01/12/2011.
4
De que maneira a equipe de enfermagem pode prestar uma assistência de qualidade para a mulher lésbica?
Discutir sobre métodos de proteção contra ISTs e sanar as dúvidas relacionadas.
Orientar sobre ISTs, mas não encaminhar para exames como PCCU, pois a incidência de câncer de colo de útero em mulheres LGBTQIA+ é menor, logo não é necessário.
Não procurar maneiras de atender melhor o público específico.
Deixando de perguntar qual a orientação sexual da paciente durante a consulta de enfermagem, para não causar constrangimento.
5
EM RELAÇÃO AO TEMA SEXUALIDADE, MARQUE A ALTERNATIVA QUE A EXPLIQUE CORRETAMENTE.
A sexualidade engloba unicamente o ato sexual.
A sexualidade é relativa a cada indivíduo.
A sexualidade está ligada ao período reprodutivo.
A sexualidade tem início na puberdade.
6
De acordo com o direito a liberdade e segurança da pessoa, todas as pessoas tem direito de não estarem sujeitas ao assédio sexual?
Verdadeiro
Falso
7
O direito a vida diz respeito à liberdade de pensamento e expressão relativos a vida sexual e reprodutiva do indivíduo?
Verdadeiro
Falso