
Soneto Aquela leda e triste madrugada de camões
Neste quiz faço perguntas simples do poema de camões.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Aquela triste e leda madrugada, Cheia toda de mágoa e de piedade, Enquanto houver no mundo saudade Quero que seja sempre celebrada. Neste parágrafo qual esquema de rima é usado pelo autor?
aabb
abba
baba
bbaa
2
Aquela triste e leda madrugada, Cheia toda de mágoa e de piedade, Enquanto houver no mundo saudade Quero que seja sempre celebrada A expressão "triste e leda" é o que?
Hipérbole
Metáfora
Paradoxo
Antítese
3
Viu apartar-se d’ua outra vontade, Que nunca poderá ver-se apartada Estas duas frases são o que?
Paradoxo
Hipérbole
Metáfora
Antítese
4
Ela só viu as lágrimas em fio, Que d’uns e d’outros olhos derivadas S’acrescentaram em grande e largo rio. Neste parágrafo qual esquema de rima é usado pelo autor?
ccc
ccd
ddc
cdc
5
Ela só, quando amena e marchetada Saía, dando ao mundo claridade, Viu apartar-se d’ua outra vontade, Que nunca poderá ver-se apartada Neste parágrafo qual esquema de rima é usado pelo autor?
aabb
abab
bbaa
abba
6
Ela viu as palavras magoadas Que puderam tornar o fogo frio, E dar descanso às almas condenadas. A expressão "fogo frio" é o que?
Metáfora
Antítese
Paradoxo
Hipérbole
7
Ela viu as palavras magoadas Que puderam tornar o fogo frio, E dar descanso às almas condenadas Neste parágrafo qual esquema de rima usado pelo autor?
cdd
dcc
ccd
cdc
8
Aquela triste e leda madrugada, Cheia toda de mágoa e de piedade, Enquanto houver no mundo saudade Quero que seja sempre celebrada Escolha a alternativa que NÃO caracteriza madrugada
sempre celebrada
triste e leda
cheia de toda mágoa
piedosa
9
Ela só viu as lágrimas em fio, Que d’uns e d’outros olhos derivadas S’acrescentaram em grande e largo rio. O último verso é o que?
Metáfora
Paradoxo
Antítese
Hipérbole
10
Aquela triste e leda madrugada, Cheia toda de mágoa e de piedade, Enquanto houver no mundo saudade Quero que seja sempre celebrada. Quais desses adjetivos abaixo apresenta uma adjetivação dupla?
mundo saudade
sempre celebrada
toda mágoa e de piedade
triste e leda