
UNISA - FUNDAMENTOS DA
TRABALHO: APRESENTAÇÃO SOBRE CONCEITOS BÁSICOS DA PSICOPEDAGOGIA E IMPACTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE PROFESSORA: CECÍLIA INTEGRANTES: AMANDA CAVALCANTE MOREIRA FABIANA RACOVISK MARLEIDE DE OLIVEIRA SANTOS
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
A Psicopedagogia é uma ciência que une a Pedagogia e a Psicologia e estuda a relação entre aprendente, ensinante e o respectivo processo de construção do conhecimento. Pode-se dizer que a afirmação está:
ERRADA
CORRETA
2
É dever do psicopedagogo:
aplicar testes a fim de diagnosticar problemas ou distúrbios de aprendizagem julgando a necessidade ou não do uso de medicamentos.
ter sempre um olhar clínico, seja qual for o espaço de atuação, pois estará sempre hipotetizando diagnósticos, identificando modalidades: de compreensão, de construção de conhecimento, de relação com os objetos do conhecimentos.
3
As relações vinculares que se estabelecem entre as crianças e seus pais, primeiros ensinantes, serão determinantes para a constituição do sujeito aprendente que está se constituindo. Qual das afirmativas abaixo dialoga com o trecho acima?
O nível e tipo de vinculação que a criança estabelece com as pessoas e objetos que a cercam vão determinar o nível e o tipo de vinculação estabelecidos com o conhecimento, repercutindo, assim, na sua aprendizagem escolar.
É no âmbito familiar que o sujeito inicia suas primeiras aprendizagens. É observando a interação existente entre os membros da família que podemos compreender como se dá a circulação do conhecimento e o acesso à aprendizagem.
Ambas as afirmativas dialogam com o conceito das relações vinculares.
4
"O trabalho educativo há de não ter uma aprendizagem meramente cognitiva ou racional, pois os aprendentes não deixam os aspectos afetivos, sentimentos e relações interpessoais latentes enquanto pensam. "Quais as alternativas abaixo dialogam com o trecho?
Emoção e cognição são processos mentais que não se conectam, portanto comportamentos não são capazes de reforçarem pensamentos, bem como emoções não produzem comportamentos.
A aprendizagem ocorre pela cognição, pela emoção, o grande desafio é unir conteúdos coerentes que tragam significados aos aprendentes.
5
Em relação aos impactos das práticas pedagógicas na aprendizagem dos estudantes é INCORRETO afirmar que:
Quanto mais a equipe escolar se debruçar no estudo das singularidades que envolve o processo de aprendizagem, transtornos, distúrbios, deficiências, mais terá condições de planejar e executar procedimentos didáticos e metodológicos que atendam as especificidades dos educandos.
As práticas pedagógicas são fundamentais para o processo de aprendizagem do estudante; a escolha de boas práticas considerando as diferentes formas de aprender contribui para que o estudante avance e supere possíveis dificuldades.
A escolha metodológica, os procedimentos utilizados e a criação de uma ambiente de aprendizagem favorável são fatores indispensáveis ao bem estar do estudante que está intrinsecamente ligado ao desempenho cognitivo.
Estudantes filhos de pais com distúrbio de aprendizagem geralmente irão apresentar problemas ao aprender, desta forma mesmo que com boas práticas pedagógicas o fracasso escolar é inevitável.
É possível causar dificuldades de aprendizagem com a utilização de práticas e métodos que não proporcionam uma relação significativa com o objeto de estudo, causando no estudante frustração, baixa estima causado que podem ser sintomas de "problemas ensinagem".
Metodologias ativas e investigativas, o conceito de sala invertida, o uso da tecnologia assistiva, as possibilidades de aprender com o outro, o diálogo sobre valores, o significado do estudo em articulação às práticas sociais, a criação de bons vínculos afetivos, o encorajamento, a parceria entre escola, família, rede de proteção, entre outros são fatores imprescindíveis para o sucesso do estudante dentro e fora da escola.
Boas Práticas Pedagógicas consideram a eliminação de barreiras para que os estudantes possam acessar o currículo e se relacionar com o objeto de estudo de forma significativa e efetiva.