
Conservantes: um pouco sobre
Conservantes são substâncias utilizadas na indústria de alimentos para prolongar a vida útil dos produtos, retardando ou inibindo o crescimento de microrganismos, como bactérias, fungos e leveduras, que podem causar deterioração, alteração do sabor, odor desagradável e até mesmo representar riscos à saúde.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Qual das seguintes opções é um exemplo de conservante de alimentos?
Vitamina C
Sal
Água
Açúcar
2
Qual dos seguintes conservantes é conhecido por inibir o crescimento de fungos e leveduras em alimentos?
Açúcar
Ácido cítrico
Vitamina E
Benzoato de sódio
3
A respeito dos conservantes usados nos alimentos, podemos afirmar que a correta é:
E) o dióxido de enxofre age como agente antimicrobiano, porém atua como estimulador de escurecimento enzimático ou não enzimático
A) os conservantes químicos incluem tanto os agentes antioxidantes como os antimicrobianos.
B) agentes antimicrobianos são usados para prevenir o crescimento exclusivo de bactérias.
C) a refrigeração não evita a necessidade do uso de conservantes.
4
Os conservantes químicos desempenham um papel importante na preservação da degradação e na garantia de segurança de muitos alimentos. O dióxido de enxofre e seus derivados têm sido muito utilizados como conservantes gerais de alimentos. A respeito da adição de compostos com enxofre nos alimentos, julgue as alternativas a seguir: I. Atuam na inibição do escurecimento não enzimático. II. Atuam na inibição e controle de microrganismos. III. Atuam como antioxidantes e agentes redutores. IV. Atuam na inibição de algumas reações catalisadas por enzimas. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
A) I, II, III e IV
B) II e III
C) I, III e IV
5
Os conservantes químicos de alimentos que controlam o crescimento de microorganismos estão relacionados com o pH do meio e a forma não-dissociada da molécula do ácido. “Quanto maior a concentração da forma não-dissociada, maior a eficiência de um conservante.” O quadro a seguir mostra três ácidos utilizados como conservantes na indústria de alimentos, com suas respectivas constantes de dissociação e as porcentagens de ácido não-dissociado em diferentes pH. Dados: suco de laranja: pH 3; suco de tomate: pH entre 4 e 5. Com base no enunciado e no quadro, considere as afirmativas. I. A eficiência de um conservante é favorecida quanto menores forem o valor de Ka e o pH do meio. II. O ácido propiônico é o mais indicado como conservante para o suco de laranja. III. O ácido sórbico é o mais indicado como conservante para o suco de tomate. IV. Os ácidos com 50% das moléculas na forma não-dissociada encontram-se na faixa de pH neutro. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.